Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 3 de dezembro de 2011

Um minuto de Apologética - Qual o argumento ontológico? - William Lane Craig



- Transcrição -


Dr. Craig, qual o argumento ontológico?

O argumento ontológico é um argumento que pretende mostrar que se a existência de Deus é sequer possível, então segue que Deus existe. Então se esse argumento é citado põe os ateístas em uma posição bem constrangedora. Os ateístas tem que negar não meramente que Deus existe, mas ele deve manter que é impossível que Deus exista. E essa é certamente uma posição radical, que requereria grande justificação. O argumento ontológico é mais ou menos assim:
Deus é, por definição, o maior ser concebível. Agora, o como o maior ser concebível seria? Bem, ele seria onipotente, onisciente, ele seria inteiramente bom, e ele seria necessário em sua existência. Ele existiria em todos os mundos possíveis. Então, se tal ser é possível, então isso significa que um ser como esse existe em algum mundo possível. Mas veja, se um ser dessa natureza existe em pelo menos um mundo possível, então ele existe em todos eles! Porque ele isso é parte do que é ser o maior ser concebível. Mas se ele existe em todos os mundos, então ele existe no mundo atual, então Deus existe.
Então o argumento é basicamente que se você pensa que a existência de Deus é possível, então, segue que Deus existe. Então, você acha que é possível que Deus exista? Bem, eu acredito. Parece que para mim que o conceito de um ser onipotente, onisciente, moralmente perfeito e necessário em sua existência, é um conceito coerente, é possível em uma posição comum, então eu acredito que Deus existe.



Se você gostou e ficou interessado em apologia, recomendo os livros abaixo. Clique nas imagens para mais informações.

  
 


Original:



Postagem Original: One Minute Apologetics
Tradução e Adaptação: Hélio Sales

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir esse material da forma que desejar, desde que indique as informações supracitadas, não altere o seu conteúdo original nem o utilize com qualquer fim comercial e lucrativo.



Acompanhe o Blog:
     
“Esta é a permuta que, em sua bondade infinita, ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza, e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si a nossa fraqueza, e nos fortaleceu com o seu poder; assumiu a nossa mortalidade, e fez nossa a sua imortalidade; desceu à terra, e abriu o caminho para o céu; fez-se Filho do homem, e nos fez filhos de Deus.” João Calvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...