Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 21 de agosto de 2011

Jonathan Edwards: Imagem das Coisas Divinas (1) - Os Cinco Propósitos de Deus na Obra da Redenção - Joe Rigney


Os Cinco Propósitos de Deus na Obra da Redenção
Por Joe Rigney

A parcela final do primeiro sermão de Jonathan Edwards em “Uma Histórioa do trabalho da Redenção” (A History of the Work of Rendemption) relata cinco desígnios de Deus no grande trabalho que ele exerce desde a queda do homem até o fim do mundo.

1.       De acordo com 1 Coríntios 15:25 e 1 João 3:8, “um grande desígnio de Deus no assunto da salvação foi reduzir e subjugar os seus inimigos até que todos eles estejam sob os seus pés”.

2.       O desejo de Deus foi “restaurar perfeitamente todas as ruínas da queda”, incluindo ambos alma e corpo do homem eleito, e o mundo físico, então há um novo céu e uma nova terra. (Isaías 65:17).

3.       Deus visa “trazer todas as criaturaseleitas no céu e na terra para uma união um com o outro, em um corpo sobre uma cabeça, e para unir todos em um só corpo com Deus o Pai” (Efésios 1:11).

4.       Deus decidiu “avançar todos os eleitos para um tom superior de glória que os olhos não podem ver”. Essa glória inclui a beleza, excelência, prazer, e alegria da igreja e dos anjos eleitos.

5.       “Em tudo isso, Deus planejou realizar a glória da Santíssima Trindade em um grau superior. Deus tinha um projeto de glorificar a si mesmo desde toda a eternidade, para glorificar cada pessoa em divindade... Isso foi seu desejo nesse trabalho para glorificar seu único gerado filho, Jesus Cristo, em seu grande trabalho, e esse foi seu projeto pelo filho para glorificar o Pai (John 13:31-32, 17:1). E [também] que o Filho deveria portanto ser glorificado e deveria glorificar o Pai pelo que seria completado pelo Espírito para a glória do Espírito, que toda Trindade conjuntamente e cada pessoa singularmente seja superiormente glorificada.”

Vencer o mal, restaurar o mundo, unir todas as coisas, embelezando os eleitos, e glorificar a Divindade: Esse é o que Deus desejou no seu grande trabalho da redenção.

Por: Joe Rigney. © Desiring God. Website: DesiringGod.org

Postagem Original: Five Purposes of God in the Work of Redemption

Tradução e Adaptação: Hélio Sales

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir esse material da forma que desejar, desde que indique as informações supracitadas, não altere o seu conteúdo original nem o utilize com qualquer fim comercial e lucrativo.

Continue Lendo Essa Séries:

(2) Jonathan Edwards: Imagem das Coisas Divinas -  Duas tensões na visão de Edwards da História
(3) Jonathan Edwards: Imagem das Coisas Divinas - O que é o Rio da História?

“Esta é a permuta que, em sua bondade infinita, ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza, e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si a nossa fraqueza, e nos fortaleceu com o seu poder; assumiu a nossa mortalidade, e fez nossa a sua imortalidade; desceu à terra, e abriu o caminho para o céu; fez-se Filho do homem, e nos fez filhos de Deus.” João Calvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...